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Abdollah Restauração de Tapetes

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História dos tapetes persas (iranianos) A história do tapete se confunde com a história do próprio homem. Os primeiros humanos estavam familiarizados com o método de tecer fibras vegetais e cascas de árvore por séculos e, conseqüentemente, com indústrias como a tecelagem de cestos, e podiam produzir esteiras não tão macias usando lã animal, o que era viável nas primeiras comunidades. lento. As mulheres estavam entre as que deram o seu melhor na arte desde o início, e quando outras pessoas caçavam animais, elas teciam cestos e tecidos feitos à mão, mantos de animais e bolsas para transportar materiais. As primeiras esteiras consistiam em peles macias de animais, fibras vegetais e esteiras, mas devido à expansão das comunidades sociais e à falta de caça, a necessidade de produzir mais esteiras tecidas à mão tornou-se cada vez mais aparente, e a textura dessas esteiras evoluiu. Escavações arqueológicas mostram que o uso de esteiras tecidas com junco na região da Mesopotâmia é comum desde o quarto e quinto milênios, e a textura do kilim atingiu um alto estágio de desenvolvimento no século XV aC. Não há informações confiáveis ??sobre a textura dos primeiros tapetes e que grupo étnico o fez no início. Porque os tapetes são danificados pela umidade e pelos insetos devido à sua estrutura natural. Mas por causa do material necessário para fazê-la, a lã, acredita-se que as tribos nômades da Ásia Central, cujo trabalho era pastor, descobriram primeiro como fazê-la. O espécime mais antigo encontrado pelos arqueólogos é um tapete que recebeu o nome de tapete Pazyryk porque foi encontrado na toca de um dos governantes citas no vale Pazyryk, a 80 km da Mongólia estrangeira. Esse tapete, que era usado como cobertura para cavalos, tem 36 nós turcos por centímetro quadrado. Os especialistas, considerando os padrões deste tapete, que são semelhantes aos desenhos aquemênidas originais, consideram-no iraniano e acreditam que o tapete seja de trama dos medos e partas (Grande Khorasan). As cores utilizadas neste tapete são vermelho, amarelo, verde e laranja. A semelhança dos motivos dos cavaleiros e pedestres caminhando com seus cavalos, e dos animais alados neste tapete com os motivos de Persépolis, reforça a correção desses pesquisadores. Os especialistas também acreditam que a tecelagem de tapetes com tais características exigirá apoio cultural e artístico em relação à tecelagem de tapetes por pelo menos vários séculos, indicando que durante séculos antes da famosa tecelagem de tapetes Pazyryk, a profissão estava no planalto. O Irã era popular e os iranianos conheciam seus segredos. As palavras dos historiadores também confirmam este ponto. Como diz o historiador grego Xenofonte em seu livro intitulado Biografia de Ciro: Os iranianos estendem tapetes sob suas camas para mantê-las macias. Essa frase indica que a tecelagem de tapetes era comum nessa época e encontrou seu lugar na vida cotidiana e era considerada uma necessidade da vida. Embora não haja nenhum exemplo específico da era sassânida, mas conforme evidenciado pelas evidências, o tapete iraniano durante a era sassânida gozava de fama e prestígio mundial. Como o anuário chinês (Sui Soo) neste período menciona o tapete de lã iraniano como uma mercadoria importada, na literatura persa, a famosa cama anticlinal pertencente a Khosrow Parviz, o rei sassânida, é freqüentemente mencionada. O tapete, cada um representando uma estação do ano, se expandiu. As narrações sobre o famoso tapete Baharestan no Palácio Ctesiphon são mais como lendas. Pois, de acordo com seu tamanho (90 × 90 pés), esse tapete deve pesar duas toneladas, mas independentemente dos aspectos exagerados, as notícias acima são sinais da habilidade e superioridade dos artistas iranianos, e de sua liderança na arte da tecelagem de tapetes. Estados. Com a ascensão do Islã e o colapso do glorioso sistema sassânida, a arte de tecer tapetes, que era principalmente apoiada pela aristocracia, estagnou e, subsequentemente, o surgimento de várias dinastias e a instabilidade política no vasto território do Irã, restaurou sua capacidade de crescer e se desenvolver. Especialmente porque os árabes não prestavam atenção aos luxos da vida, e os palácios elevados estavam exaustos para acomodar aqueles acostumados a viver no deserto e o céu estrelado e tendas de vime, e para lutar contra o politeísmo e a idolatria. Ele considerava o processamento de humanos e animais nojento. Com a dispersão de artistas em cidades próximas e distantes, a arte da tecelagem de tapetes continuou a florescer. No entanto, esta tendência não durou muito e os califas dos omíadas e dos abássidas, ao contrário dos califas anteriores, em imitação dos reis anteriores, prestaram atenção a esta arte e causaram o florescimento desta arte. Mencionar duzentas casas de carpete na história de Bayhaqi pertencentes à primeira metade do século V AH na descrição dos presentes enviados de Khorasan por Ali ibn Isa para Harun al-Rasheed é uma autoconsciência sobre este ponto e as notícias e evidências que historiadores e geógrafos islâmicos incluem em seus livros. Eles próprios são a razão inegável para a existência de uma cultura avançada de tecelagem de tapetes no Irã. O autor de Hudood al-Alam, que o escreveu em 812, refere-se à tecelagem de tapetes persas e, um século depois, Muqaddasi admite a existência de tapetes de tapetes nas terras altas de Ghaenat. Yaqut Hamwi no século VI AH anuncia a existência de tecelagem de tapetes no Azerbaijão, e Ibn Battuta, um viajante árabe a caminho de Khormousi no Golfo Pérsico para Isfahan, quando visitava Izeh na região de Bakhtiari, menciona o tapete verde que foi estendido à sua frente. A literatura persa não é desprovida desses sinais. Khaghani Shirvani se refere à fama dos tapetes Marandi em seus poemas. Em períodos posteriores, não temos nenhum sinal do processo vital da tecelagem de tapetes, e isso não é mencionado nos textos persas. Os esforços dos líderes políticos são principalmente dedicados a criar estabilidade política e manter a segurança do país, e essa tendência é inevitável até o final do século IX AH. A invasão mongol destruiu o que os reis anteriores haviam conquistado. Eram guerreiros que conquistaram o mundo a cavalo e não levaram suas esposas diante dos inimigos, e o tapete, que nasceu nas mãos de mulheres artistas, não só não chegou ao Irã, mas também causou Oficinas de tecelagem de pequenos tapetes também devem ser completamente destruídas e designers e pintores devem fugir para áreas remotas e vilas remotas. Isso foi feito de forma inconsciente, independentemente da criação de centros centrais de tecelagem de tapetes nas aldeias, fez com que os moradores se familiarizassem com os fenômenos e desenvolvimentos urbanos e os projetos tivessem mais características e riqueza. Mas devido à migração forçada e facilidade de transporte, e mais importante por causa de sua baixa renda o mais rápido possível, os aldeões evitaram tecer grandes tapetes, e apenas tapetes de tamanho muito pequeno. Eles estavam treinando. Embora os mongóis tenham conquistado as terras do Irã, eles logo conquistaram a rica cultura iraniana e ficaram incapacitados lá. Com esta cultura, os sucessores mongóis gradualmente consertaram as ruínas e homenagearam os artistas e proporcionaram progresso aos campos artísticos. De acordo com a notícia, Ghazan Khan foi o primeiro patriarca que se converteu ao Islã e enviou tapetes para o túmulo de Khalid Ibn Walid Sardar Sadr Islam em Damasco. Ele também forneceu tapetes da região persa para decorar seu pátio, e esse pode ser um motivo claro. A superioridade e o progresso da arte da tecelagem de tapetes persas sobre outras cidades do Irã durante o tempo desta dinastia mongol. Os descendentes dos timúridas, ao contrário de seus descendentes, eram amantes e amantes da arte, e alguns deles estavam envolvidos em alguns campos da arte. O próprio Mirza Baysanghar era um calígrafo. Eles deram passos eficazes na promoção dessa arte, homenageando pintores e artistas como Behzad Herati e criando centros de arte. Pinturas do período timúrida mostram o interesse dos reis timúridas pela arte da tecelagem de tapetes. O elo que faltava na evolução da arte da tecelagem de tapetes do Irã continua até o advento da dinastia Safávida e, infelizmente, não temos nenhum exemplo confiável que possa ser usado para analisar o desenvolvimento dessa arte durante esse período. A era Safavid é uma era radiante de arte revivida em todos os campos. Exemplos valiosos em museus mundialmente famosos, como o famoso tapete Ardabil tecido para a tumba do xeque Safi al-Din Ardabili, o grande ancestral safávida, agora instalado no Victoria and Albert Museum, são principalmente o resultado de oficinas de tecelagem de tapetes reais durante esse período. O apoio dos sultões safávidas e sua expressão de interesse por essa profissão fizeram com que a indústria de tecelagem de tapetes passasse de uma profissão rural para uma das artes plásticas. O xá Abbas desempenhou um papel importante nisso, pois ao estabelecer uma oficina de tecelagem de tapetes ao lado de seu palácio real, entre quarenta colunas da Praça do xá, ele supervisionou diretamente os tecelões para garantir a qualidade de sua textura e elegância. As notas de turistas como Tavernier, Chardin e Robert Shirley confirmam essa afirmação. O estabelecimento de relações comerciais com os países europeus e a chegada de viajantes, turistas e embaixadores ao Irã forneceram o terreno para a expansão das relações culturais e comerciais com outros países, e a recepção de requintados tapetes iranianos na Europa aumentou a importância do artesanato e da prosperidade das encomendas. Desde então, Kashan tem recebido muitos pedidos devido à qualidade e elegância de seus tapetes, e a produção de tapetes finos, que foram tecidos com fios de ouro e prata, de acordo com a ordem da corte polonesa, aumentaram a prosperidade daquela cidade. Esses tapetes, mais tarde conhecidos como tapetes poloneses ou tapetes da Polonaisa, são relíquias dessa época e agora são o orgulho dos museus proprietários. Shah Abbas, reunindo os melhores pintores, designers e tecelões de todo o país e reunindo-os em oficinas reais, criou obras-primas incomparáveis ??na arte da tecelagem de tapetes, e os designs de tapetes foram transformados por artistas inspirados em designs de douramento em miniatura. Com a extinção dos safávidas, a arte de tecer tapetes começou a declinar. A invasão afegã de repente destruiu tudo e reviveu a dolorosa memória da invasão mongol na mente do público. Nader Shah não teve a oportunidade de lidar com questões artísticas para manter a coesão e a unidade do país, mas aos poucos, enquanto mantinha a segurança e a paz criadas à sombra da coragem e bravura dos iranianos, a arte que continuava a viver em segredo ganhou mais prestígio em Zandieh. A atenção dos governantes foi dada. Durante o período Qajar, com a prosperidade dos mercados europeus, que começou no período safávida e passou por muitos altos e baixos ao longo dos séculos, ele retomou seu curso normal. Os comerciantes de Tabriz montaram várias oficinas de tecelagem de tapetes não apenas em Tabriz, mas também em Kerman, Mashhad, Kashan e outras cidades do Irã, e os tapetes tecidos viajaram para a Europa via Istambul. Com a crescente prosperidade do mercado de tapetes do Irã, os comerciantes estrangeiros pensaram em investir no Irã e, ao criar oficinas de tecelagem de tapetes em cidades como Kashan, Arak, Kerman, assumiram a liderança nessa arte e ignoraram sua originalidade aplicando gostos e mudando designs. . Os desenhos americanos que atendiam às demandas dos americanos e eram usados ??com o nome de American Bob, e uma cópia dos desenhos franceses de Abusson e Sounri, são o resultado desse período na transformação dos desenhos originais da tecelagem de tapetes. A existência da Primeira e da Segunda Guerras Internacionais levou o crescente mercado de tapetes iraniano a uma recessão repentina e fechou muitas das oficinas que se abasteciam dessa maneira. O uso de cores artificiais que entraram no Irã com o desenvolvimento da indústria de tintas dos países europeus e o uso de um par de nós reduziram significativamente o valor dos tapetes iranianos e a recessão econômica nos países europeus por várias décadas causou o processo normal de produção dos tapetes. Agora, o retorno à originalidade do passado e à criatividade no design com os esforços de artistas comprometidos pode continuar a posição inicial dos tapetes iranianos nos mercados globais e elevar a arte eterna dos tapetes como sempre.